O principal evento das cadeias de valor do cimento e produtiva da construção aconteceu em 2023

O principal evento das cadeias de valor do cimento e produtiva da construção aconteceu em 2023. Tratou-se do Congresso Brasileiro do Cimento – CBCi, realizado de 6 a 8 de novembro, no Renaissance Hotel São Paulo.

Enquanto as edições anteriores estiveram mais voltadas à tecnologia de fabricação do cimento, desta vez o CBCi reuniu – além de corpo técnico e de especialistas, nacionais e internacionais -, o poder público com suas autoridades e parlamentares, economistas e lideranças empresariais de outros setores, também integrados à cadeia produtiva da construção.

Assim, ampliaram-se os debates que interferem, inequivocamente, na qualidade de vida da sociedade e no desenvolvimento socioeconômico do País, buscando atender as necessidades habitacionais, de urbanização e de logística de transporte.

“O Congresso destacou os novos e definitivos caminhos da cadeia produtiva da construção que passam impreterivelmente pelas reformas e políticas públicas que impactam todo o segmento e por temas como descarbonização, legislações e aspectos ambientais, como a circularidade de resíduos e a redução da emissão de CO₂, emprego de combustíveis alternativos, sustentabilidade, produtividade e inovação tecnológica na produção e aplicação do cimento e seus sistemas construtivos nas áreas habitacionais e de infraestrutura”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, Paulo Camillo Penna.

Cerca de 300 congressistas participaram do evento, onde puderam assistir a grandes e importantes especialistas internacionais como Arnaud Pinatel (ex-BNP Paribas e hoje líder da On Field Research Investments, Inglaterra), na abertura do encontro, bem como a ministros e secretários de estado do Brasil e renomados economistas brasileiros e internacionais, que discutiram as necessidades atuais, futuras e mundiais do setor e do segmento da construção.

O CBCi contou ainda com a presença dos principais nomes do setor, como o Chefe Executivo da GCCA (sigla em inglês da Associação Mundial de Cimento e Concreto), Thomas Guillot, e a diretora-executiva da Federação Interamericana de Cimento – Ficem, Maria Jose Garcia Jaramillo, que reúne 27 países da América Latina, além de Portugal e Espanha.

Rolar para cima